A nossa missão é ser luz

Portuguese, Portugal

A todos os nossos participantes MarCha, voluntários, famílias y companheiros de caminho,

Como já sabem pelos comunicados enviados nos últimos dias, devido à situação gerada pelo Coronavírus, decidimos suspender todas as atividades locais e províncias de MarCha Compostela até à volta de férias de Semana Santa.

Achamos que é nosso dever apoiar as medidas de prevenção e saúde, com o objetivo de facilitar o trabalho das entidades competentes e favorecer a responsabilidade de todos na contenção do COVID-19.
Mas nestes momentos de crise, convidamos-te a continuar a mostrar esse “lado MarCha no teu contexto e na sociedade que nos rodeia.


“Sê responsável e consequente com as tuas próprias atitudes, respeitando sempre as indicações das autoridades. É difícil deixar de lado algumas das nossas prioridades pessoais, mas num momento como o que estamos a viver, é imprescindível colaborar. A tua atitude e o teu comportamento terão consequências positivas em ti e à tua volta.

Dentro dessa responsabilidade pessoal, há uma frase de Marcelino Champagnat que queremos recordar: “bons cristãos e virtuosos cidadãos”. É precisamente “Agora” o momento ideal para ajudar os mais necessitados e os contextos mais vulneráveis, pelo que te convidamos a prestar atenção aos pequenos gestos que possam facilitar a vida daqueles que estiverem à tua volta. Vão surgindo iniciativas sociais muito interessantes que podemos apoiar, ajudando, assim, aqueles que possam precisar de nós: colaboração com idosos que não possam sair, ajuda a famílias com o cuidado dos filhos, apoio aos mais afetados... Trata-se de abrir os olhos e dispor-se, com prudência, à proximidade.

Vocês, jovens, devem ser o motor da mudança na nossa sociedade, porque “o reino dos céus está dentro de vós” (Lc 17,20).”

(Excerto da carta da Junta Diretiva dirigida aos voluntários MarCha a 13 de março de 2020)

 

Esperamos que dentro de uns dias esta situação se tenha estabilizado e que possamos recuperar a nossa rotina habitual. E lembra-te, “a nossa missão é ser luz”.

 

Junta Diretiva da Federação MarCha Compostela
 

Categoría: